Prêmio de Boas Práticas – municípios do CONLESTE

poradmin

Prêmio de Boas Práticas – municípios do CONLESTE

imagem: ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro de Informações do COMPERJ e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE) convidam os representantes da sociedade civil e os poderes públicos dos onze municípios do CONLESTE (Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Tanguá e Silva Jardim) a participar do “Prêmio de Boas Práticas de Desenvolvimento Sustentável na Região do CONLESTE”.

O que é: O Premio de Boas Praticas é parte estruturante do Projeto: A Observação Internacional dos Impactos do COMPERJ sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) nos municípios do CONLESTE. Este projeto se insere na Missão do Centro de Informações do COMPERJ de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável da região.

O objetivo do Prêmio é identificar, promover e divulgar experiências desenvolvidas na região do CONLESTE que promovam melhoria das condições de vida da população, por meio de projetos que demonstrem um impacto sustentável a nível cultural, social, econômico e ambiental. As práticas apresentadas deverão ter realizado ou estar promovendo ações em uma ou mais das seguintes áreas abrangidas pelos ODMs da ONU: erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico, serviços sociais, gestão ambiental, infra-estrutura, comunicações e transporte, habitação, gestão do solo, governança urbana, desastres e emergências, padrões de produção e consumo, planejamento urbano e regional, tecnologia, instrumentos e métodos, infância e juventude, arquitetura e projetos urbanos, terceira idade, utilização da informação na tomada de decisões, água e saneamento, habitação, direitos humanos, HIV – AIDS.

Podem concorrer ao Prêmio de Boas Práticas ações promovidas por organizações governamentais, agências bilaterais de cooperação, autoridades locais e/ou suas associações, organizações não-governamentais (ONGs), organizações de base comunitária (OBCs), setor privado, instituições acadêmicas e de pesquisa, meios de comunicação, fundações públicas ou privadas, ou ainda pessoa física que apresente uma experiência que atenda aos critérios do concurso. As parcerias entre diferentes atores presentes na região são particularmente valorizadas.

As inscrições estão abertas de 15 de abril a 30 de junho de 2009.

O programa completo e o roteiro de inscrição estão disponiveis no endereço: http://onuhabitat.org/index.php?option=com_content&view=article&id=114:premio-de-buenas-practicas-para-los-municipios-del-conleste&catid=32:genero&Itemid=14 ou informações pelo telefone: (21) 2629-5982.

admin administrator