Resultados da Reunião dos Curadores

Aldair de Queiroz Franco e Altimar Augusto Fernandes *

Na reunião de abril de 2009, os curadores tomaram decisões difíceis, resultantes da atual situação financeira.

Vejamos o que foi decidido.

Subsídios Equivalentes
• Orçamento para 2009-10 US$9,5 milhões. Reduziu-se em 70% o orçamento originalmente previsto.
• Projetos serão acolhidos de acordo com o ciclo normal, a partir de 01 de julho de 2009. Desta forma, os patrocinadores são encorajados a apresentarem o quanto antes seus projetos. Primeiro a chegar, primeiro a ser verificado. Enviem-nos completos, para não haver devoluções.
• Os patrocinadores poderão substituir a quantia (ou parte dela) requerida ao Fundo Mundial pelo FDUC do distrito. Terão ainda a opção de nada pedir ao Fundo Mundial se a contribuição daquele Fundo exceder US$10,000.
• Subsídios Equivalentes submetidos antes de março de 2009 e que já receberam um número com carta da FR não precisarão resubmetê-los para 2009-10. Eles serão normalmente processados depois de 01/07/2009.
• Subsídios que foram solicitados depois do esgotamento dos fundos em março de 2009 e que voltaram aos patrocinadores deverão ser reapresentados, assinados pelos novos líderes distritais. Durante 2009-10 haverá apenas uma reunião de curadores, em outubro de 2009, para análise dos subsídios competitivos (acima de US$25,000 da FR).
• 10% do total da verba destinada a subsídios foi reservada para estes projetos, ou seja, US$950.000. Devem ser recebidos até 01 de agosto de 2009 para entrarem na lista dos que serão considerados.
• A partir de julho de 2009, informações sobre o status dos Subsídios Equivalentes serão postadas em www.rotary.org

Subsídios 3-H
• No ano rotário 2009-10 apenas os projetos sobre Água e Saneamento em Gana, Filipinas e República Dominicana serão aprovados. Fazem parte do acordo Rotary International – USAID Aliança Internacional H2O.

Subsídios para Serviço Voluntário
• Serão desativados em 2009-10.
• Os voluntários deverão procurar fontes alternativas para suas viagens internacionais.

Subsídios Simplificados
• Sem alterações. Continuam os 20% do FDUC para financiá-los.

Subsídios para casos de catástrofe
• Todos os fundos disponíveis já foram utilizados. Sugere-se aos clubes e distritos estudarem novas formas para auxiliarem as regiões afetadas.
• Para mais informações visite www.rotary.org/en/serviceandfellowship/ DisasterRelief/howtohelp/Pages/ridefault.aspx

IGE
• Sem alteração para 2009-10.
• A partir de 2010-11 os distritos serão financiados, alternadamente, pela Fundação Rotária. Uma equipe viaja em 2010-11 e a outra equipe parceira em 2011-12. Poderão, no entanto, optar por financiar sua equipe pelo FDUC e ambas poderão intercambiar no mesmo ano.
• Na reunião dos curadores em abril de 2010, eles poderão decidir por nova alteração.

Bolsas Educacionais, Culturais e para Professores Universitários
• Sem alteração para as bolsas já aprovadas para 2009-10. Os bolsistas estarão sendo treinados agora no começo de julho.
• A partir de 2010-11 serão desativadas.

Bolsas para Países de Baixa Renda
• Não serão oferecidas para 2010-11 e 2011-12. Os fundos para estas bolsas serão alocados para outros programas.
• Na reunião de abril de 2010 os curadores decidirão por novas ofertas destas bolsas a partir de 2012-13.
• Os curadores encorajam os distritos a continuarem doando parte de seu FDUC para estas bolsas para que elas possam ter continuidade.

Seminários de Treinamentos para Bolsistas
• Decidiu-se suspender o financiamento pelo Fundo Mundial para estes seminários. Gerará uma economia de US$200.000 em 2009-10.
• Os organizadores dos seminários deverão procurar fontes alternativas para subsidiar estes seminários.
• Os bolsistas que viajam ao exterior deverão ser treinados, mas a orientação poderá ser em nível de clube, distrito ou multi-distrital, sempre procurando outras formas de custear estes seminários.
• Para mais informações, se o desejarem, contatem contact.center@rotary.org

* Coordenadores Regionais da Fundação Rotária para as Zonas 20 (Norte), e 19A e 20 (Sul), respectivamente, Carta dos Coordenadores Regionais, Maio 2009