Presidente do Instituto Vital Brazil faz palestra no Rotary Icaraí

Fotos: Denise Pinaud

Mesa presidencial: da esq. para dir.: Dr. Antônio Werneck, a presidente Maria Reis e o EGD Joper Padrão.

Dr. Antônio Werneck explicando o projeto do IVB.

No último dia 1 de abril, o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Joaquim Werneck Castro, fez elucidativa palestra no RC Niterói Icaraí sobre os programas e projetos do IVB.

Antônio Werneck, médico, é presidente do Instituto Vital Brazil, laboratório farmacêutico vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, desde 2007. É também professor e desenvolveu projeto de biotecnologia e inovação entre a Fiocruz e a UFRJ. Desde 2005 dedica-se à pesquisa sobre laboratórios públicos. No IVB, tem como metas a produção de soros e medicamentos e consolidar a relação com a Secretaria Estadual de Saúde. No ano em que completa 90 anos de funcionamento, o IVB está realizando uma série de eventos comemorativos, recebendo, inclusive, do nosso Clube significativa homenagem, no último dia 18 de março.

O presidente apresentou uma animação sobre um projeto que irá transformar o atual prédio onde o IVB está instalado, um belíssimo exemplar da Arquitetura Moderna Brasileira, num pólo científico aberto ao público, com demonstrações dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos no Instituto. Falou, também, da recente aquisição de uma fazenda no município de Cachoeiras de Macacu, criadouro de cavalos imprescindíveis na elaboração dos soros.

O presidente Antônio Werneck encerrou a sua palestra, falando sobre o recém-inaugurado Laboratório de Pesquisa de Marcadores – e que está trazendo resultados muito positivos, em que se ampliará o uso do papel de filtro na detecção de doenças, como a insuficiência renal crônica e o diabetes. A análise será feita de maneira semelhante ao exame do pezinho, tornando sua realização indolor, mais simples e mais barata do que a técnica tradicional de coleta de sangue.

Todas essas novidades fazem parte do processo de modernização do IVB programado pela atual diretoria do Instituto.