Informativo Rotário nº 146

poradmin

Informativo Rotário nº 146

RIBO

MUDANÇA NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO RI BRAZIL OFFICE

Comunicamos que a partir de 1 de abril de 2009 passaremos a ter as seguintes alterações em nossa estrutura organizacional:

Débora Watanabe: passará a exercer o cargo de Supervisora do Departamento de Suporte a Clubes e Distritos.
Carlos Afonso: passará a exercer o cargo de Supervisor Financeiro no lugar de Sueli Clemente, que está se aposentando após vários anos de relevantes serviços ao Rotary International.

Oportunamente divulgaremos o nome do Coordenador de Suporte a Clubes e Distritos.

TESOUREIROS E PRESIDENTES DA COMISSÃO DA FR DO CLUBE TÊM ACESSO AMPLIADO AO PORTAL DE RI

A partir de agora os tesoureiros e presidentes da comissão da Fundação Rotária dos Rotary Clubs têm acesso ampliado ao portal do RI.

Os presidentes das comissões da Fundação Rotária dos clubes podem acessar o Relatório de Contribuições mensais à Fundação Rotária, a posição do SHARE e o relatório de contribuições à pólio do Distrito, bem como acessar o Relatório de elegibilidade do clube (Todos os Rotarianos, Todos os Anos) e o Relatório de Reconhecimentos dos sócios dos clubes.

Os tesoureiros, além de ter acesso aos relatórios acima mencionados, podem verificar a situação financeira do clube e imprimir o Relatório Semestral de Sócios (SAR).

Para que tal acesso seja liberado, o presidente ou o secretário do clube deverá acessar o portal e informar quem é o tesoureiro e o presidente da comissão da Fundação de seu Rotary Club.

MENÇÃO PRESIDENCIAL – PRAZO FINAL 15 DE ABRIL

Prazo para submeter uma lista de clubes (Rotary, Rotaract ou Interact) qualificados à sede mundial do RI: 15 de abril de 2009

A Menção Presidencial de 2008-09 enfatiza o lema em vigor este ano, Realizar os Sonhos, do presidente D. K. Lee. O folheto sobre a Menção Presidencial em 2008-09, disponível no site do RI, cita as diferentes atividades das quais um clube pode participar para se qualificar ao prêmio: implementar projeto que ajude a reduzir a mortalidade infantil, registrar aumento real de no mínimo um sócio entre 1° de julho de 2008 e 31 de março de 2009 e desenvolver pelo menos um projeto nas cinco categorias relacionadas no folheto sobre Menção Presidencial. Os presidentes de clube devem preencher e assinar o formulário de endosso e enviá-lo ao governador até 31 de março de 2009.

Rotaract e Interact Clubs também podem concorrer ao reconhecimento se realizarem pelo menos quatro atividades em quaisquer das categorias indicadas no folheto. O Rotary Club patrocinador deve assinar o formulário de endosso e enviá-lo ao governador até 31 de março de 2009.

Os governadores devem submeter ao RI até 15 de abril de 2009, por fax, e-mail ou correio, uma lista dos clubes  qualificados (Rotary, Rotaract ou Interact), não os formulários originais, pois eles não serão processados individualmente.

Enviem somente a relação dos clubes qualificados.

Este ano, os governadores receberão também reconhecimento especial se 50% ou mais dos clubes de seu distrito se qualificarem para a menção e se o governador e 50% dos presidentes de clube recrutarem pessoalmente um novo rotariano entre 1º de julho de 2008 e 31 de março de 2009. Indiquem claramente na lista se seu distrito alcançou estas metas adicionais.

VANTAGENS DE UTILIZAR O SISTEMA DE PAGAMENTOS ATRAVÉS DE BOLETO BANCÁRIO

O sistema de pagamentos através de boleto bancário, disponível para pagamentos de per capita de RI, compra de materiais e contribuições à Fundação, traz inúmeras vantagens aos clubes:

– Maior economia de tempo e praticidade: O pagamento do boleto pode ser feito através de home banking ou em qualquer agência bancária em todo território nacional.
– Maior segurança: Elimina a necessidade de remessa de cheque através de correios.
– Menores custos: Não existe nenhuma tarifa para sua emissão (diferentemente de remessa de DOC ou TED).
– Redução de burocracia: Elimina a necessidade de remessa do formulário por fax ou correios com as informações do depósito, pois todas as informações passam a ser coletadas eletronicamente.
– Rapidez no processamento: Como as informações são coletadas através de sistemas, o processamento do pagamento é feito de forma mais rápida e eficaz.

Saiba mais sobre o sistema de pagamento, solicitando por e-mail um tutorial sobre o sistema para carlos.afonso@rotary.org

PRÊMIO ROTARY DE RELAÇÕES PÚBLICAS – CANCELADO

O Prêmio Rotary de Relações Públicas foi cancelado pelo conselho diretor em 1° de julho de 2008. Os Rotary Clubs que quiserem ser reconhecidos por projetos na área de relações públicas podem fazê-lo através do programa de Menção Presidencial.

AGENDA DO PRESIDENTE DO CLUBE EM ABRIL

Abril — Mês da Revista
– Planejar e realizar reunião do conselho diretor do clube.
– Promover participação na conferência distrital.
– Enviar relatório mensal de freqüência e sobre o quadro social ao governador ou secretário distrital até 15 dias após a última reunião do mês.
– Conduzir programação do clube sobre a THE ROTARIAN ou revista regional.
– Monitorar metas e projetos para o desenvolvimento do quadro social.
1° de abril é o prazo final para o recebimento de explicação detalhada sobre a estratégia, iniciativa ou programa de desenvolvimento do quadro social do clube para qualificação ao Reconhecimento por Iniciativas de Desenvolvimento do Quadro Social.
15 de abril é o prazo final para que governadores submetam as indicações à Menção Presidencial. Avisar ao governador se o clube é elegível à homenagem dentro do prazo estabelecido pelo primeiro.
– O prazo final para envio das indicações à Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios é 15 de maio, impreterivelmente.

PETS 2009 – PRESIDENTE ELEITOS: PREPAREM-SE

Em breve os presidentes eleitos dos Rotary Clubs de todo o mundo estarão participando dos PETS de seus respectivos distritos. Este treinamento é uma excelente oportunidade para os presidentes entrantes construírem fortes relações de trabalho com os Governadores eleitos e governadores assistentes. Em preparação a este treinamento, o presidente eleito é solicitado a se familiarizar com os seguintes recursos:

– Manual do Presidente do clube;
– Questões para debate do PETS; e
– Guia de planejamento para Rotary clubs eficazes.
Os recursos para os instrutores do PETS incluem:
– Guia para Líderes do Seminário de Treinamento do Presidente Eleito
– Slides do Guia para Líderes do Seminário de Treinamento do Presidente Eleito

RELATÓRIOS EM ATRASO

Em dezembro, o departamento do Programa de Subsídios Humanitários enviou mensagens de advertência aos patrocinadores que há mais de 15 meses se encontram em atraso na entrega de relatórios. O aviso foi encaminhado aos principais contatos, presidentes de clubes, governadores de distrito, presidentes de comissão distrital da Fundação Rotária e de subcomissão distrital de subsídios.

Para facilitar e agilizar a leitura, inserimos a notificação no texto principal do email, em vez de anexá-la. Agradecemos seu feedback sobre a mudança. Os comentários devem ser dirigidos a Julia Clark (julia.clark@rotary.org ).

ADQUIRA NOVOS CONHECIMENTOS COM MATERIAIS ATUALIZADOS

– Humanidade em Ação V – (607 – PO) – Grátis. Seu foco: Fortalecimento do Quadro Social – (limite de um por clube).
– Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary – (986 – PO) – Grátis. Explica a rotarianos e não-rotarianos sobre o compromisso do Rotary em erradicar a pólio e os incentiva a contribuir ao desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary.
– Cartão de Bolso Sobre a Fundação Rotária – (159 – PO) – Grátis. Contém informações sobre a Fundação, inclusive seus programas e âmbito de atuação. Para distribuição geral. Revisado anualmente. Disponível em pacotes de 50.

PUBLICAÇÕES DESCONTINUADAS

Os Materiais abaixo foram descontinuados, ou seja, não são mais editados pelo Rotary International:

– Programa Rotary para Estudos sobre Paz e Conflitos – Guia para Rotarianos Código – (104 – PT)
– Subsídios para Voluntários – (Folheto) Código – (150 – PT)
– Fundação Rotária – Guia para a Comissão de Clube – Parte inferior do formulário. Código – (155 – PT)

Sobre o Autor

admin administrator