Prêmio Osíris Del Corso – Embaixador da Paz

Lucas Silverio de Lima, por e-mail ao Grupo de Discussão do Rotary Icaraí

Companheiros,

O Rotaract Clube de Magé/RJ, Distrito 4750, tem a honra de convidar o Rotary Club de Icaraí a participar conosco do “Projeto Osíris Del Corso”.

Osíris Del Corso, jovem rotaractiano, presidente do Rotaract Clube Avenida das Torres, Distrito 4730 (Paraná-Brasil), foi morto no dia 31 de Janeiro de 2009 ao tentar defender sua namorada, a rotaractiana Monik em Caiobá-PR.

O projeto consiste na realização de um concurso, em nível nacional, de artigos acadêmicos e redações que será denominado “Prêmio Osíris Del Corso – Embaixador da Paz”.

O objetivo do projeto é criar um amplo debate na sociedade sobre casos de violência – física e mental – e estimular a participação mais incisiva da sociedade civil em ações que promovam a paz, a segurança e a compreensão entre os povos. O prêmio também é uma homenagem ao jovem Osíris Del Corso.

Os temas escolhidos procuram incitar nos participantes uma reflexão sobre os caminhos que levam à Paz, através da Justiça, da Filantropia e da condução de Políticas Públicas. Sendo assim, o tema para artigos será “Justiça e paz: Por uma sociedade mais humana”, e o tema para redações como parte do Projeto Multidistrital proposto pela OMIR-Brasil será “Paz, Por que não? “.

O projeto pretende unir esforços de Rotaract Clubes, Rotary Clubs e Interact Clubes do Brasil. Assim como outras entidades e voluntários que se mostrarem solidários pela causa.

Para viabilizar o projeto, os clubes participantes serão responsáveis pela captação de recursos através de uma cota mínima de participação do projeto (R$ 100,00). A captação destes recursos fica a critério da própria entidade rotária participante.

Os clubes envolvidos serão responsáveis pela divulgação do Projeto em suas respectivas comunidades e/ou área de atuação. Os clubes também serão responsáveis por prover informações necessárias aos interessados e subsídios para um melhor desenvolvimento dos artigos e redações.

Como forma de incentivo, serão concedidos reconhecimentos aos clubes participantes.

A previsão de duração do Projeto é de Março de 2009 a Agosto de 2009, sendo a Cerimônia de Premiação realizada preferencialmente no Rio de Janeiro ou Paraná.

O sucesso do projeto depende da participação de Rotarys, Rotaracts e Interacts de todo o Brasil. Pedimos que possam nos enviar resposta quanto ao interesse em participar do Projeto o quanto antes, através do e-mail rotaractmage@hotmail.com ou premioosirisdelcorso@gmail.com , e também ajudem-nos na divulgação deste projeto.

Mais informações e regulamentos podem ser obtidos através do Blog www.premioosirisdelcorso.blogspot.com (a partir de 13 de março) e em breve no site do concurso (www.premioosirisdelcorso.org ).

Atenciosamente,

Lucas Silverio de Lima
Rotaract Clube de Magé, RJ, Distrito 4750
Presidente 2008-09
Representante Distrital de Rotaract 2009-10
(21) 87545255 / 2633459

Serviço:

Prêmio Osíris Del Corso – Embaixador da Paz

Duração:
março a agosto de 2009

Temas:
– “Justiça e paz: Por uma sociedade mais humana”
– “Paz, Por que não? “

Regulamentos:
Prêmio Osíris Del Corso
para Rotaract, Rotary e Interact Clubes

Categorias e prazos:
– Artigos acadêmicos: de 1 de Abril a 1 de Julho de 2009
– Redações: de 1 de Abril a 15 de Junho de 2009

Premiação:
Haverá prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares nas duas categorias.