Uma voz pelo fim da pólio

Newsletter “Elimine a Pólio”

Janice Nichols é defensora fervorosa da campanha pela erradicação da pólio. Em 1953, oito dos 24 alunos de sua turma de primeira série foram contaminados pelo vírus da poliomielite em DeWitt, Nova York, EUA. Uma das vítimas foi seu irmão gêmeo, Frank, que morreu da doença no mesmo ano. Na noite de seu enterro, Janice recebeu a notícia de que também havia sido contaminada pela pólio, entretanto, apesar de ficar paralítica durante algum tempo, após muita fisioterapia e um período difícil de reabilitação conseguiu se recuperar inteiramente.

Nichols, que trabalha atualmente como consultora de reabilitação em Lockport, Nova York, escreveu um livro sobre suas lembranças da experiência, Twin Voices: A Memoir of Polio, the Forgotten Killer www.twinvoices.com . Os lucros das vendas são doados ao Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary.

“Desde a publicação do livro em 2007, tenho dedicado meu tempo a divulgar a importância da erradicação da pólio através de palestras a estudantes, grupos cívicos e organizações de prestação de serviços”, ela conta. “É previsto que mais 10 milhões de crianças ficarão paralíticas até 2040 se a doença não for erradicada brevemente.”

Nichols é também diretora executiva ínterim do Voices for Vaccines www.voicesforvaccines.org , programa da Equipe de Apoio ao Bem-Estar da Criança. “Estou entusiasmada por poder continuar a divulgar a importância da erradicação da pólio e de todas as doenças evitáveis através de vacinação”, diz exultante.