Alfabetização Zona 20

“O PRUDENTÃO”, Boletim Informativo do RC Presidente Prudente, Ano 68, Nº 29, por e-mail

A História do Grupo

Em 1985, o conselho diretor do RI declarou que níveis básicos de alfabetização são uma pré-condição para o alcance da paz e criou um grupo de coordenadores zonais dedicados a promover projetos sobre o assunto. Desde então, o número de atividades na área tem aumentado.

Em julho de 2000, o grupo se tornou uma das forças-tarefa nomeadas pelo ex-presidente do RI Frank Devlyn, e a quantidade de projetos cresceu mais ainda.

Em julho de 2005, o ex-presidente do RI Carl-Wilhelm Stenhammar reduziu para três as forças-tarefa e as renomeou “grupos de apoio”, com o intuito de centralizar os esforços rotários e melhorar a eficácia dos projetos de prestação de serviços. O Grupo de Apoio à Alfabetização foi criado para incentivar clubes e rotarianos a dedicar mais esforços a projetos de alfabetização e a dar-lhes apoio na tarefa. A estratégia era mostrar aos clubes as necessidades existentes, compartilhar exemplos de projetos implementados com êxito e prover-lhes serviços de apoio.

Na época em que o grupo foi estabelecido, vários Rotary Clubs tinham desenvolvido projetos específicos, como o Dictionary Project e o Programa CLE (Concentrated Language Encounter).

Nos três primeiros anos de existência, foram verificadas várias mudanças significativas:

O grupo estabeleceu metas, com o propósito de aumentar a participação dos clubes em atividades de alfabetização. As metas eram simples, como celebrar o Dia Internacional da Alfabetização, implementar projeto como forma de celebrar o mês da Alfabetização (março) e desenvolver mais um projeto na área de alfabetização.

Em 2005-06, foi lançado na América do Norte um boletim do grupo.

Em 2005-06, o Mês da Alfabetização foi mudado de julho para março, dando aos clubes mais tempo para planejar uma atividade de comemoração, já que a maioria dos dirigentes inicia seus mandatos em julho. O coordenador de área David Fowler, do Reino Unido, coordenou o esforço, com a ajuda da coordenadora geral Eileen Gentilcore.

Foi lançado o programa de Prêmios de Alfabetização para incentivar os clubes a ultrapassar as metas básicas. Aqueles que completassem cinco projetos de alfabetização ganhariam o Prêmio Distrital de Alfabetização, e aqueles que concluíssem dez ganhariam o Prêmio Zonal de Alfabetização.

Em 2006-07, 100% dos clubes de um distrito do Havaí receberam o prêmio distrital, e em 2007-08, o mesmo distrito e mais um distrito da Geórgia alcançaram o feito.

O conselho diretor do RI renovou seu relacionamento de cooperação com a International Reading Association, e em setembro de 2007, as duas organizações publicaram em conjunto um kit de alfabetização, chamado Every School a Star, e estabeleceram o IRARI, um grupo que promove os projetos que realizam em parceria.

O grupo de apoio identificou alguns projetos-chave, aos quais os clubes foram incentivados a dar apoio. Em 2008, o Dictionary Project alcançou um patamar que indicava que em breve todos os clubes do mundo estariam patrocinando um projeto deste tipo.

O website do grupo de apoio foi transferido para a página do presidente do RI em www.rotary.org

Em junho de 2007, o Grupo de Apoio à Alfabetização montou um estande e apresentou workshops na convenção do RI.
Em 2007-08, pela primeira vez na sua história, o grupo de apoio resolveu dar ênfase a um projeto sugerido pelo presidente do RI, o software educacional para alfabetização em inglês via internet (CALS).

Na reunião anual de planejamento do grupo de apoio, em 15 de maio de 2008, foi decidido:
1. Adotar a redução da mortalidade infantil como uma nova área de enfoque.
2. Criar um boletim internacional de alfabetização.

Em resumo, desde a sua instituição, o Grupo de Apoio à Alfabetização tem aumentado o âmbito de sua atuação e aprimorado métodos operacionais, tendo como base comentários recebidos de distritos e clubes. As melhores práticas existentes aparecem neste documento e nas referências nele citadas, e temos certeza de que em 2008-09 ainda mais idéias surgirão. Só depende de nós.

Cronologia

1998-99 O presidente do RI James Lacy cria a força-tarefa de alfabetização e ensino de aritmética e define alfabetização como uma das ênfases do ano.

1999-00 O presidente do RI Carlo Ravizza seleciona alfabetização e ensino de aritmética como a única ênfase rotária do seu ano.

Nov/1999 O conselho diretor do RI inclui alfabetização e ensino de aritmética nas Oportunidades para Prestação de Serviços.

2000-01 O presidente do RI Frank Devlyn define alfabetização como uma das ênfases rotárias do ano.

2001-02 O presidente do RI Richard King coloca alfabetização como uma das ênfases de Serviços à Comunidade.

Out/2002 O Rotary International e a International Reading Association concordam em trabalhar juntos para elevar mundialmente o nível de alfabetização.

2003-04 O presidente do RI Jonathan Majiyagbe cria a força-tarefa de alfabetização e educação para apoiar as ênfases rotárias do ano.

2004-05 O presidente do RI Glen Estess mantém a ênfase no assunto por meio da força-tarefa de alfabetização.

Jul/2005 O conselho diretor do RI muda o Mês da Alfabetização de julho para março.

2005-06 O presidente do RI Carl-Wilhelm Stenhammar troca para Grupo de Apoio à Alfabetização o nome da força-tarefa de alfabetização.

Nov/2005 O Rotary International e a International Reading Association renovam seu acordo de trabalharem juntos para melhorar mundialmente o nível de Alfabetização.

2006-07 O presidente do RI Bill Boyd dá continuidade ao Grupo de Apoio à Alfabetização.

8/Set/2008 O Rotary International e a International Reading Association lançam o kit Every School a Star 2007-08. O presidente Wilf Wilkinson dá continuidade ao Grupo de Apoio à Alfabetização.

2008-09 O presidente do RI D. K. Lee dá continuidade ao Grupo de Apoio à Alfabetização e pede aos rotarianos que utilizem projetos de alfabetização para ajudar a reduzir a mortalidade infantil.

Visite o site oficial do Grupo na Zona 20 no endereço: www.rotaryeduzona20.cjb.net