Resultados até 31 de dezembro de 2008

poradmin

Resultados até 31 de dezembro de 2008

Caros Rotarianos,

Dezembro de 2008 foi o primeiro mês em que o Rotary International e a Fundação Rotária registraram ganho com os investimentos desde agosto de 2008. No ano fiscal findo em dezembro, o RI verificou perdas com investimentos da ordem de US$19 milhões, e a Fundação teve perdas de US$159 milhões, a maior parte delas encontra-se na categoria “perdas não realizadas”, cujos papéis poderão se valorizar com a recuperação dos mercados. Receitas advindas do recolhimento de quotas dos clubes permanecem um pouco acima do orçamento, e as contribuições à Fundação estão positivas em US$3 milhões comparadas ao ano anterior. As despesas operacionais do RI e da Fundação permanecem em patamar aceitável e abaixo do valor orçado na maioria das áreas, sendo que a previsão é que a maior parte desses ganhos permaneça até o fim do ano fiscal.

Impacto dos mercados financeiros mundiais no Rotary

Nossos gerentes de investimento continuam nos posicionando quanto a projeções econômicas e dos mercados de capitais. Com base nessas projeções não prevemos que nossos investimentos gerem nenhum ganho para este ano fiscal, sendo que esperamos que os ganhos sejam voláteis pelos próximos meses. Muitos economistas estão profetizando que a recuperação da economia se dará no segundo semestre deste ano ou no começo de 2010, embora há de se ter em mente que qualquer recuperação está absolutamente vinculada a diversos fatores das economias mundiais.

Ao que tudo indica continuaremos enfrentando desafios no futuro próximo. Sendo assim, o secretário geral está eliminando toda e qualquer despesa não essencial e arbitrária do RI e da Fundação pelo restante do ano fiscal. O presidente e o conselho diretor do RI tomaram medidas no sentido de suspender várias reuniões de comissões e reduzir o número de viagens pelo restante do ano fiscal. Os curadores reduziram os gastos de 2008-09 do Fundo Mundial para os Subsídios 3-H, Subsídios para Serviços Voluntários e Subsídios Equivalentes em US$16,3 milhões. As comissões financeiras do RI e da Fundação Rotária estão preparando planos condicionais e estabelecendo orçamentos mais restritivos para 2009-10.

Não poderia encerrar sem antes ressaltar uma excelente notícia na nossa luta contra a pólio. A Fundação Bill e Melinda Gates outorgou à Fundação Rotária mais US$255 milhões, em adição à doação de US$100 milhões feita em 2007. Caberá ao Rotary equiparar US$200 milhões até 30 de junho de 2012. Até agora os rotarianos já levantaram quase US$73 milhões em dinheiro e termos de compromisso para o alcance da meta, o que, em outras palavras, significa que já alcançamos um terço da meta de US$200 milhões. Em tempos de economia conturbada como agora, isto é um feito sem tamanho, prova cabal da férrea determinação dos rotarianos de erradicar a pólio.

Cordialmente,

Ed Futa